quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Usar Painel Solar deste jeito você nunca viu!

LIGANDO PAINEL SOLAR DIRETO NA BATERIA SEM CONTROLADOR DE CARGA




Vamos começar com um painel de 50w, que pode ser ligado a uma bateria de 60 ou mesmo de 100Ah.

Atenção, usar painel solar dessa forma pode danificar sua bateria se você não souber como fazer!
Você precisa aprender a monitorar a carga da bateria para evitar sobrecarga.

Se tiver a intenção de fazer algo parecido, assista primeiro com muito atenção ao vídeo de explicação sobre esta forma de uso, aqui: https://youtu.be/veNz6ch2XJo





Painel solar de 150w com banco de baterias de 150Ah


Meu próximo passo foi comprar um painel de 150w, que já tem uma produção de energia mais significativa (em média 6 a 7 amperes), e usar junto com um banco de baterias de 150Ah. A corrente produzida por este painel é baixa para uma bateria de 150Ah, (está dentro do C20), e por isso é totalmente segura para esta bateria ou banco.
Ainda continuo usando o painel solar conectado diretamente nas baterias, através de um diodo de 10A (ou 3 diodos 1n5408 de 3A cada em paralelo). Também adicionei um disjuntor entre o positivo do painel e das baterias para poder desligar os painéis se necessário. 

Mas desta vez, como um aprimoramento eu adicionei um circuito eletrônico básico para finalizar a carga das baterias de desligar o painel quando a tensão das baterias durante a carga atingisse os 15,3v.

E por fim, adicionei uma etapa adicional no circuito de controle de carga, um estágio de flutuação. Agora, depois que as baterias atingem os 15,3v, o circuito arma o estágio de flutuação e as baterias ficam em no máximo 13,7v durante o restante do dia.   

Confira o vídeo de demonstração de meu sistema com 
controle de carga artesanal no vídeo abaixo:


Os detalhes sobre os diodos de bloqueio usados em meu sistema:


O circuito de controle de carga usado em meu sistema solar é este: 






 


Kit Mini Sistema Solar

Usando um pequeno painel solar portátil de 10w para dar um reforço para a bateria de carro que fica parado por muito tempo.




Meu Novo Micro Sistema de Iluminação 12v Solar Iniciante

Decidi montar um mini sistema de iluminação para meu quartinho de bagunças, usando um painel solar de 10w + controlador carga+ bateria 7Ah. Confira no vídeo!




MEU CIRCUITO CONTROLADOR DE CARGA SOLAR CASEIRO PASSO A PASSO

Assista no vídeo abaixo a montagem passo a passo do circuito artesanal fácil que uso atualmente para controlar a carga de meu banco de baterias de 150Ah que uso com um painel solar de 150w.