quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Como Saber Se a Bateria de Chumbo Ainda Está Boa?

Para ter certeza que a bateria ficou boa o suficiente para voltar ao trabalho,
seria interessante fazer alguns testes diferentes que se complementam.
Por exemplo, não basta somente saber que a bateria tem corrente de partida
(CCA) suficiente para dar algumas partidas no carro ou na moto. É importante
saber também qual é o total de energia que ela pode armazenar. Saber disso vai
lhe dar mais segurança, pois vai saber que a bateria será capaz de dar várias
partidas, ou seja, tem certa reserva de energia.
Também é importante saber se a bateria consegue manter a carga por vários
dias , ou se ela perde carga rapidamente em 1 ou 2 dias.
Então vamos comentar brevemente 4 testes importantes para avaliar
corretamente uma bateria recondicionada.

1 - Teste de CCA - Corrente de Partida

O CCA (Cold Cranking Ampère - Corrente de Arranque a Frio) é uma
característica muito importante para baterias de carro e moto. O CCA indica a
corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do
produto no veículo. Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da
bateria. O CCA só pode ser medido com aparelhos específicos projetados para
essa finalidade, como o aparelho da página anterior.
Ao realizar os 2 primeiros ciclos de carga e descarga com o dessulfatador,
geralmente ocorre grande aumento no CCA da bateria.

2 - Teste de Resistência Interna da Bateria

A resistência interna está relacionada com as condições das placas de
chumbo e varia de acordo com o tamanho da bateria e a construção das placas.
Baterias pequenas tem uma resistência bem mais alta que baterias automotivas.
Quanto maior a capacidade da bateria, menor sua resistência interna. A
resistência também varia sutilmente conforme ocorre sua carga ou descarga da
bateria.

Quando a Resistência Interna Aumenta

Conforme o uso, as placas da bateria vão se desgastando naturalmente, e com
isso vai ocorrendo gradativamente o aumento da resistência interna. Mas a resistência
também vai aumentando a medida que a bateria vai sulfatando.

Quando a bateria apresenta resistência interna muito mais alta do que o esperado
para sua capacidade e tamanho, ela começa a ficar fraca. Isso indica que ela pode
estar sulfatada, com as placas danificadas, ou ambas opções.

O aumento de resistência que é causado pela deterioração das placas infelizmente
não pode ser revertida. Mas o aumento de resistência que é causado pela
sulfatação, este sim pode ser amenizado.

Portanto, quando dessulfatamos uma bateria, geralmente sua resistência interna
diminui. Dependendo do caso, pode diminuir pouco ou muito.
Realizar o teste da resistência interna de uma bateria antes e depois do dessulfatador
vai nos ajudar a visualizar se houve ou não alguma melhora nas condições da bateria.
Consulte a tabela de resistência interna para baterias usadas na próxima página. (Este
teste requer o uso de aparelhos específicos).

3 - Teste de Capacidade de Armazenamento

Um teste controlado de descarga vai mostrar quanta energia a bateria é capaz
de armazenar. Com ele poderemos ter uma ideia se a bateria será capaz de dar
poucas ou muitas partidas no carro ou na moto, por exemplo.
Se você não sabe como calcular a energia que sai da bateria, veja o vídeo de
apoio nas páginas anteriores.
(Veja também a tabela de teste de descarga na próxima página).

4 - Teste de Auto-Descarga

Todas as baterias (novas ou velhas) tem uma taxa de auto descarga, ou seja, elas
se descarregam sozinhas com o passar do tempo. Baterias novas tem uma auto
descarga lenta enquanto que as mais velhas costumam descarregar mais rápido.
Algumas baterias fracas conseguem manter a carga apenas por poucas horas.
Mas para ser considerada razoável, a bateria precisa ser capaz de manter a carga por
pelo menos uns 4 dias, período em que um carro ficaria parado durante um feriado, por
exemplo. Por isso, um bom teste seria dar uma carga completa e depois deixar a
bateria em descanso por uns 4 dias. Depois disso, verifique se a bateria ainda mantém
a tensão acima de 12,5v e realize testes de CCA e de Descarga. Se ela for capaz de
manter a carga satisfatoriamente após esse período, podemos considerar que passou
pelo teste.

Este texto faz parte da apostila de recondicionamento de baterias "Recondicionamento de Baterias com Dessulfatador Capacitivo"



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