terça-feira, 24 de novembro de 2015

COMO MELHORAR O PROCESSO DE CARGA DO BEDINI

Nesta postagem, trago algumas medidas que dão mais força na roda, maior velocidade e tambem aceleram o processo de carga da bateria secundária.

A bobina do SSG, que aparece no esquema abaixo é feita com dois fios de aproximadamente 80 metros.


      Uma bobina com essa configuração vai proporcionar uma carga muito benefica para uma bateria pequena de 7ah, porem uma carga muito lenta (24 a 36 horas). Quando ajustado corretamente, essa configuração consegue carregar uma bateria de 12v com  1w ou menos( 50-90 miliamperes a 12v).
      Carregar uma bateria dessa forma permite que ela armazene aproximadamente  30% a mais de energia do que um processo de carga normal.

       Porem , é possivel acelerar o processo, e é isso que vamos analizar nessa postagem.

Medidas para acelerar o processo de carga:

1 - AUMENTAR A TENSÃO DE ENTRADA

           Normalmente se usa 12v na bateria primaria, para carregar uma secundaria de 12 ou 24v. Porem, vc pode aumentar a tensao de entrada de 12 para 24v ou mais. Alguns chegam a usar 40v.
           Ao contrario do que se poderia imaginar, aumentar a tensao de entrada dessa forma não oferece perigo para a bateria secundária, mesmo que seja de 12v. Devemos lembrar que o sistema bedini na verdade carrega a bateria de 12v  com pulsos de mais de 100v. Portanto, se vc ajustar corretamente o seu bedini, vc podera usar 24 volts DC ou mais para carregar mais rapidamente sua bateria secundária.
        É preciso encontrar o ponto doce, ou sweet spot, ou o ponto de melhor desempenho, com menor consumo e maxima rotacao, para nao correr o risco de estragar as baterias de carga.
         Isso vai aumentar o torque do motor , e a velocidade de giro do rotor.


2 - MODIFICAR A BOBINA PARA MULTI FILAMENTOS

Se vc usar varios fios pra fazer sua bobina, tera o tempo de carga otimizado. Podera ver como fazer isso na postagem MULTIFILAMENTOS.

http://kadumagalhaes.blogspot.com.br/2015_07_01_archive.html


3 - DIMINUIR O NUMERO DE VOLTAS DA BOBINA

No esquema basico, mostrado acima, Jonh Bedini recomenda usarmos 850 voltas , porem, creio que o objetivo seja facilitar  o funcionamento para quem monta o seu primeiro projeto.
Ao usar 500-600 voltas, vc acelera o processo, embora fique mais dificil de o motor dar arrancada.

 
4 - USAR NEGATIVO COMUM

O esquema original do SSG usa o negativo da bateria de carga  com o positivo da primaria. Ao usar os dois negativos juntos, ou seja, remover o negativo da bateria de carga do positivo da primaria, e colocar junto com o NEGATIVO da primaria. Isso vai acelerar bastante o processo de carga, porem vai diminuir a rotacao do rotor pela metade.
(Nao recomendo usar essa forma de ligação se vc usar fonte de alimentação com mais de 12V)


5 - MODIFICAR  O SSG PARA SOLID STATE:

Ao fazer uma pequena midificacao no circuito, ele dispensa a roda com imas, e a bobina entra em ressonancia automaticamente. O resultado do processo de carga é muito superior ao Ssg.


Voce também podera tentar montar um carregador que segue o mesmo principio de carga radiante:

JOULE THIEF RADIANTE

Voce pode fazer um carregador radiante muito eficiente semelhante ao ladrao de joule. Vc precisa usar dois fios e dar no minimo 150 voltas no toroide. Também vai precisar usar um transistor apropriado, como o 2n3055 ou o tip3055. Alem disso, deverá usar uma lampada de neon para proteger o transistor. Embora o esquema abaixo seja diferente, usando uma bobina bifilar de 100 voltas, a forma de montar o circuito é basicamente a mesma.



Veja um video breve de como enrolar o toroide:


Podera encontrar mais detalhes sobre os carregadores radiantes na seguinte postagem: